COMO REZAR O ROSÁRIO
ou o TERÇO

1.              O ROSÁRIO, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica.
2.              Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio.
3.              Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal.  
4.              Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor.
5.              O Rosário, precisamente a partir da experiência de Maria, é uma oração marcadamente contemplativa. 
6.              Privado desta dimensão, perderia sentido, como sublinhava Paulo VI:
« Sem contemplação, o Rosário é um corpo sem alma e a sua recitação corre o perigo de tornar-se uma repetição mecânica de fórmulas e de vir a achar-se em contradição com a advertência de Jesus: “Na oração não sejais palavrosos como os gentios, que imaginam que hão-de ser ouvidos graças à sua verbosidade” (Mt 6, 7).
Por sua natureza, a recitação do Rosário requer um ritmo tranquilo e uma certa demora a pensar, que favoreçam, naquele que ora, a meditação dos mistérios da vida do Senhor, vistos através do Coração d'Aquela que mais de perto esteve em contato com o mesmo Senhor, e que abram o acesso às suas insondáveis riquezas ».
extraído de: 
Rosarium Virginis Mariae, São João Paulo II


A)           A ORAÇÃO COMEÇA NOS LEMBRANDO A SANTÍSSIMA TRINDADE.

Isso se faz com o gesto de traçar com o dedo polegar o sinal da cruz em três lugares: na testa, nos lábios e no peito, dizendo:

PELO SINAL DA SANTA CRUZ, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.*
*Costumo neste momento
particularmente dizer: Senhor Jesus,
1.  dai-me sabedoria;
2.  faz-me Teu profeta;
3.  mas, converte o meu coração.

Ainda com a mão direita aberta, de novo faz-se o sinal da Cruz traçando uma linha da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, dizendo:

EM NOME DO PAI, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

B)         ORAÇÕES PREPARATÓRIAS

1. VINDE ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

OFERECIMENTO DO TERÇO

2. DIVINO JESUS, nós vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela Santa Igreja, pela santificação das famílias e pelas ... (outras intenções que se quer incluir no Rosário).

Segurando a Cruz do Terço:

3. CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

APÓS O CREDO, voltamos a atenção para a Magna Oração que Jesus nos ensinou: o Pai Nosso:

4. PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
5. Depois do Pai Nosso, em homenagem à Santíssima Trindade rezam-se três Ave-Marias.  

A primeira, em honra a Deus Pai que nos criou:

AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é Convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. SANTA MARIA, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte./ Amém.

 A segunda, a Deus Filho que nos redimiu:

AVE MARIA...

A terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.

AVE MARIA...

Após a terceira Ave Maria, diz-se:

6. GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

7. Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Podendo seguir com essa ou outra jaculatória:
Abençoai o santo Padre, o Papa... todos os bispos e sacerdotes e todo o povo de Deus, abençoai e santificai as nossas famílias e dai-nos a vossa paz. Sagrado Coração de Jesus, providenciai!”

C)          INÍCIO DA MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS

Sempre se inicia com a Oração do Pai Nosso

PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.



Após meditar cada MISTÉRIO, reza-se: um Pai Nosso; 
dez Ave-marias; um Glória ao Pai; um Ó, meu Jesus...




Após meditar cada MISTÉRIO, reza-se: um Pai Nosso; 
dez Ave-marias; um Glória ao Pai; um Ó, meu Jesus...



Após meditar cada MISTÉRIO, reza-se: um Pai Nosso; 
dez Ave-marias; um Glória ao Pai; um Ó, meu Jesus...


Após meditar cada MISTÉRIO, reza-se: um Pai Nosso; 
dez Ave-marias; um Glória ao Pai; um Ó, meu Jesus...


AGRADECIMENTO:


“Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. 
Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e, para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha”

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.